P.Livio:
Caros amigos, temos aqui Marija que transmitirá a mensagem da Rainha da Paz hoje, 25 de Outubro de 2018.
P. Livio:
Olá Marija!
Marija:
Olá, padre Livio! Saúdo com grande alegria todos os ouvintes da Radio Maria e hoje, como a cada dia 25 do mês, Nossa Senhora deu-nos a seguinte mensagem:
“Queridos filhos, vós tendes a grande graça de serdes chamados a uma nova vida através das mensagens que vos dou. Meus filhos, este é um tempo de graça, um tempo e um chamamento à conversão para vós e para as gerações futuras. É por isso que vos convido meus filhos, a orar mais e a abrir os vossos corações ao meu Filho Jesus. Eu estou convosco, amo a todos e abençoo-os com minha bênção maternal. Obrigada por responderem ao meu chamamento!”
P. Livio:
Marija, pode-nos dizer qual é o significado desta mensagem? Acha que é um novo convite à conversão?
Marija:
Parece-me que ultimamente a Virgem chama-nos continuamente à conversão, a uma renovação contínua, a que dediquemos mais tempo à oração. Da última vez disse:
“Orai mais e falai menos”.
Creio que a Virgem chama-nos de maneira mais concreta para o caminho da conversão.
P. Livio:
Quer dizer, a conversão é o ponto mais importante de Medjugorje, mas também para aqueles que já responderam ao chamamento, a conversão é um caminho diário que nunca termina.
Marija:
Exatamente. É precisamente isso que a Virgem está dizendo em todos estes anos, que nos aproximemos sempre do seu Filho Jesus. O nosso caminho é certamente uma chamada constante para viver cada vez mais profundamente e com alegria. Acredito que a Virgem pede-nos para não sermos cristãos tristes, o cristão deve estar feliz e orgulhoso de ser cristão, dando testemunho com valentia, alegria, amor e determinação. Assim, a Virgem está a preparar um povo de pessoas que respondem de maneira radical, bonita e profunda.
P. Livio:
Marija, surpreendeu-me bastante esta expressão da Virgem: “Uma chamada à conversão, para vós e para as gerações futuras”. O que isto pode significar?
Marija:
Para mim, e o que eu disse antes. A Virgem quer que nos tornemos fermento, sal e luz para os outros. Ela deseja que sejamos decididos. Eu acho que a Virgem está um pouco cansada de nos repetir sempre que nos convertamos, mas mesmo assim continua a chamar-nos.
P. Livio:
Acha que isto pode indicar que as pessoas que deveriam transmitir a fé aos mais jovens, ou seja, os pais que deveriam instruir os filhos na fé o tenham negligenciado?
Marija:
Lembro-me que no princípio, as pessoas que se convertiam em Medjugorje quando voltavam para suas casas sentiam uma grande necessidade de envolver outras pessoas e voltar com eles para redescobrir a fé e o amor pela Virgem. Creio que é precisamente isto que a Virgem quer que entendamos. Devemos ser fermento para as futuras gerações, com a nossa oração, com o nosso exemplo e também com o nosso testemunho.
P. Livio:
Sim, é verdade. Diga-me Marija, também há esta expressão que é muito bonita:
“Vós tendes a grande graça de serdes chamados a uma vida nova”.
Isto é, a conversão é uma verdadeira mudança de vida, uma mudança no modo de pensar e viver. Uma nova vida no sentido sobrenatural, mas também no sentido natural.
Marija:
Agora caminhamos para o inverno, ou seja, para um tempo de mais recolhimento, aproximamo-nos do tempo do Advento e Natal, por isso acho que a Virgem está a preparar-nos para esta conversão, para esta vida nova. Ela quer que vivamos esse tempo novo e podemos fazê-lo. O Senhor criou-nos e nunca iremos morrer, o nosso corpo morrerá mas a nossa alma nunca. É isso que Nossa Senhora quer transmitir-nos. É um tempo novo porque começa a contar com Deus e em Deus começa quando a nossa vida dá o exemplo.
P. Livio:
Sim Marija, é muito bonito o que acaba de dizer. Também se prepara para a semana que vem a festa de Todos os Santos e de todos os fiéis falecidos. Este é um convite para olhar para a meta da vida e da eternidade.
Marija:
O que a Virgem quer de nós? Que sejamos um, nós os da terra, pobres pecadores e os santos. Nossa Senhora pede-nos que nos unamos através da oração e peçamos aos nossos santos, santos que não nomeados como São João Paulo II, que era “Totus Tuus” e muitos outros nunca estarão nos altares. Essa renovação começa em si, em mim, em nós: um pai santo, uma mãe santa, uma família sagrada. É isso que a Virgem pede, uma família unida na oração.
P. Livio:
Marija, Nossa Senhora tem dito muitas vezes que o primeiro passo para a conversão é a confissão e mais agora que na festa de Todos os Santos era tradição fazer uma confissão geral já que a santidade começa precisamente com uma vida da graça, sem pecado mortal.
Marija:
Sim é verdade, porque Nossa Senhora pede-nos continuamente não só rezar, mas também que nos prepararemos espiritualmente, especialmente antes das festas com a confissão, com as novenas … A Virgem diz-nos que estamos a viver nestes momentos um tempo de graça e se quisermos receber essa graça, viver em graça, devemos preparar-nos para recebê-la. Nossa Senhora desde o início que usou a paróquia de Medjugorje, as nossas famílias e pouco a pouco com suas mensagens, convidou o mundo inteiro, todos aqueles que querem abraçar o caminho da conversão, a escola de oração. A Virgem está chamar-nos para o caminho da oração, para o caminho da conversão, para o caminho da santidade de uma maneira concreta.
P. Livio:
Diga-me Marija, por duas vezes seguidas que a Virgem diz-nos que temos que rezar mais. É a quantidade de oração ou a qualidade dessa mesma oração, isto é, a oração feita com o coração?
Marija:
Sim padre Livio, a Virgem chama-nos a rezar de maneira especial pelos nossos falecidos, por quem às vezes nos esquecemos de rezar. Oferecer missas, assistir a elas e pagar por elas. Lembro-me que o meu pai, quando a Virgem nos pediu para rezar pelos falecidos, ele que era de uma família pobre, dava sempre dinheiro para as santas missas dos nossos falecidos. Devemos estar presentes nessas missas e rezar pelos nossos mortos e este é especialmente um tempo dedicado a eles.
P. Livio:
De facto, rezar pelos mortos é um grande acto de caridade, porque as almas do purgatório não podem encurtar o purgatório por sua conta, mas nós, com as nossas orações podemos fazê-lo.
Marija:
A Virgem pede que rezemos por eles.
P. Livio:
O mais importante é a missa. Certo Marija?
Marija:
Exactamente porque se voltarmos à Santa Missa, a Deus, aos sacramentos, pouco a pouco iremos sentir necessidade de rezar mais, mudar as nossas vidas, assistir à Adoração do Santíssimo, ler a Bíblia Sagrada , de fazer jejum … isto significa que uma coisa está ligada à outra. Por isso, quando alguém começa no caminho da conversão, tudo isso é como o pão de cada dia, sentindo ao mesmo tempo a necessidade de fazer sempre mais.
P. Livio:
Sim e além disso como dizia e muito bem, no começo pode ser que a oração seja mais uma obrigação, mas à medida que se vai fazendo a oração torna-se em alegria.
Marija:
Exactamente e chega um momento em que sem oração não podemos viver. Já não é mais uma questão de orar por uma hora, vinte minutos … A oração está em nós vinte e quatro horas por dia. Nossa Senhora deseja que a oração seja vida para nós, porque a pessoa que ora é uma bênção para os outros. A Virgem chama-nos a ser aquela frescura que nestes tempos tanta falta faz nas nossas igrejas.
P. Livio:
Marija, faço uma última pergunta. É verdade que muitas pessoas perdem a fé, mas não acha que muitas mais são as que se convertem?
Marija:
Sim, existem muitas pessoas que se convertem. Temos visto pessoas ultimamente, infelizmente não na Europa, mas na Ásia, China, Mongólia, digamos nos países mais pobres, que quando vêm a Medjugorje começam grupos de oração em conexão com Medjugorje e fazem trabalhos muito bons. Esta é uma graça muito grande.
P. Livio:
Mas acho que também há conversões na Europa.
Marija:
Sim graças a Deus se existem, mas muito menos e dão menos testemunho do que os de outros lugares do mundo. Há muitos grupos de oração com grande força, são verdadeiros apóstolos da Virgem e de Jesus.
P. Livio:
Obrigado Marija por estas belas palavras que nos disse e terminamos com a oração.
Marija:
Sim, vamos terminar convidando todos os santos que vêm em nosso auxílio aguardando o seu dia de festa e a dos falecidos.
P. Livio:
Obrigado mais uma vez, Marija, confio todas as pessoas da Radio Maria e devo dizer que a reunião que tivemos foi muito boa. A Rainha da Paz semeou no mundo inteiro.
Marija:
Nós temos orado muito Padre Livio, temos ajudamos com a nossa oração unida a todos os ouvintes. Que Deus os abençoe e sigam por diante com alegria no coração!