As aparições da Virgem Maria na pequena cidade de Medjugorje (Bósnia-Herzegovina) começaram em 1981 quando os videntes viram a Virgem Maria na montanha. Eram seis adolescentes com idades entre os entre dez e dezasseis anos.
Desde então e até hoje milhões de pessoas dos cinco continentes já visitaram Medjugorje para viver uma experiência espiritual, que em muitas ocasiões mudou a vida dos que têm ido em peregrinação. Como evidenciado pelos inúmeros testemunhos de cura e conversão, bem como as centenas de vocações, também obras de caridade e novas ordens religiosas têm surgido desde então.
Ao que tem sido chamado “O Fenómeno de Medjugorje” nada mais é do que a experiência de viver os ensinamentos que Nossa Senhora tem dado à humanidade ao longo destes anos através das suas mensagens que nos recordam os ensinamentos da igreja.
Estas mensagens têm o fim de alcançar a paz no mundo e a conversão de todas as almas através da oração, do jejum, da leitura da Bíblia, dos sacramentos e da Eucaristia.
Tudo começou a 24 de Junho de 1981. Eis aqui o relato do que aconteceu naqueles primeiros dias.
O fenómeno de Medjugorje. História das aparições da Virgem Maria
As aparições da Virgem Maria em Medjugorje, são dentro da Igreja Católica um evento de aparições marianas periódicas. A igreja estuda nos nossos dias, aparições que começaram em 1981 na localidade da Bósnia e Herzegovina que dá nome ao fenómeno.
O fenómeno de Medjugorje nasce do testemunho de seis videntes, quatro raparigas e dois rapazes que em 1981 tinham entre os 10 e os 16 anos.
Deste fenómeno e enquanto a Igreja segue com abertura e ao mesmo tempo prudência a evolução dos acontecimentos, derivam uma série de factos constatáveis dos inúmeros testemunhos, vocações, conversões e curas relacionadas com os acontecimentos.
Medjugorje tornou-se desde 1981 um fenómeno espiritual que trouxe milhões de peregrinos a esta cidade. Oriundos de países dos cinco continentes, os peregrinos por sua vez levaram para os seus países de origem a espiritualidade ali aprendida que deriva das mensagens da Virgem Maria.
A duração do evento, a frequência das ocorrências, a abertura dos supostos videntes e o tempo em que acontece, torna Medjugorje no primeiro caso de possíveis aparições marianas susceptíveis de investigação com todos os meios e conhecimentos disponíveis hoje tanto a cientistas como a teólogos, enquanto sucede e não uma vez já sucedidos.
Escola de Santidade fundada pela Virgem Maria
O fenómeno de Medjugorje consiste numa escola de vida cristã para o homem de hoje, na qual a Virgem Maria apresenta duma maneira próxima e maternal, um programa de trato com Deus no seio da Igreja, através da oração, dos sacramentos, da leitura da Palavra e do sacrifício.
Este programa desenvolve-se através das mensagens que a Virgem Maria dá a estes seis videntes, a cada um com uma periodicidade diferente e através de diferentes missões de oração que lhes estão confiadas e âmbitos onde desenvolvem a sua missão de testemunhas.