Entrevista dada pela vidente Marija à Radio Maria (Mir) Italiana
Pe. Livio:
Caros amigos. Aqui temos agora Marija em directo de Medjugorje para comunicar a mensagem da Rainha da Paz de hoje à tarde, 25 de junho de 2018 e que coincide com o trigésimo sétimo aniversário da primeira aparição da Virgem.
Pe. Livio:
Olá Marija!
Marija:
Olá, padre Livio! Saúdo todos os ouvintes da Rádio Maria. Aqui estamos em festa. Graças a Deus, há trinta e sete anos que a Virgem está entre nós e também hoje como a cada vinte e cinco do mês, a Virgem deu-nos a seguinte mensagem:
“Queridos filhos! Este é o dia que o Senhor me dá para agradecer-Lhe por cada um de vós; por aqueles que se converteram, têm acolhido as minhas mensagens e começaram o caminho da conversão e da santidade. Alegrai-vos filhos meus, porque Deus é misericordioso e vos ama a todos com o Seu imenso amor, conduzindo-vos pelo caminho da salvação através da minha vinda aqui. Eu amo-vos a todos e dou-vos o meu Filho para que Ele vos dê a paz. Obrigada por terdes respondido ao meu apelo.”
Pe. Livio:
Marija, diga-nos como é a atmosfera aí em Medjugorje no dia do aniversário?
Marija:
A atmosfera é festiva. Quando há festa, sente-se logo a partir da manhã. Muito cedo já havia muitas pessoas na colina das aparições. Muitos subiram à colina ontem à tarde e ficaram lá para dormir, quando nós chegamos às cinco da manhã, já havia muitas pessoas ao redor da imagem da Virgem orando em silencio, mas todos com grande alegria. Passamos o dia com canções, louvores e graças a Deus pela presença da Virgem. Esta tarde tivemos a Missa Solene, além disso houveram missas a todas as horas. Tem sido uma oração contínua, cantares e louvores a Deus por nos dar a Virgem. Padre Millenko presidiu a Santa Missa com a presença de, creio eu, mais de trezentos sacerdotes, esqueci-me de perguntar na sacristia onde eu estava com Jakov e Ivan. Nós guiamos a Novena e cantamos o Magnificat com vários tipos de coro, coro juvenil, coro de idosos, coro de frades, etc. A verdade é que os dias da novena foram muito intensos. Em Medjugorje, graças ao Céu, a festa não se acaba por cá, porque o coração abre-se, o paraíso sente-se, a presença da Virgem é forte, também com muitos milagres e tantas histórias que as pessoas nos contam quando chegam. Esta manhã um jovem contou-nos que a sua mãe que sofria de um tumor maligno a quem os médicos não davam nenhuma esperança de vida, depois de ter estado em Medjugorje, o seu tumor desapareceu. Por isso louvemos o Senhor também, por estas notícias que nos fazem ver a sua misericórdia.
Pe. Livio:
Marija, esta alegria também é sentida na Virgem através da mensagem que diz: “Este é o dia que o Senhor me deu,” parece o cântico de Páscoa que diz: “Este é o dia que o Senhor fez”.
Marija:
É verdade padre Livio, não me tinha dado conta. Sim, a Virgem estava muito contente e o momento da aparição foi uma imensa felicidade para todos e queremos transmitir essa alegria que a Virgem sente por nós. Também para vós que nos escutam, quero dizer-vos que o Paraíso está próximo e a presença da Virgem entre nós sente-se fortemente. Está a guiar-nos para a conversão, para a salvação da alma. Sempre que tento transmitir aos peregrinos este tempo de graça que temos com a presença da Virgem, acho que é um sonho e tenho que repetir a mim mesma que não é um sonho, é realidade. A Mãe de Deus está entre nós, está a visitar-nos, está a chamar-nos, está a amar-nos com um amor imenso. Está a conduzir-nos ao seu Filho Jesus porque como Ela diz, sem Ele não temos futuro nem vida eterna.
Pe. Livio:
O que me impressiona é o facto de que a Virgem diz que Deus dá-Lhe este dia para agradecer-Lhe por todos os ali presentes, por todas as pessoas que seguem suas mensagens em qualquer parte do mundo, por todas as pessoas que se converteram, como se isto fosse um dom que o Senhor deu à Virgem, todas estes filhos, todos estes apóstolos do Seu Amor. Acho comovedor que a Virgem esteja grata por todas essas pessoas que Deus Lhe deu e que a seguiram.
Marija:
Não só é comovedor por todas as pessoas que se convertem, mas também por todas as vocações que nascem aqui. Também esta tarde, por exemplo, ver os rostos de tantos sacerdotes que vieram para o aniversário, tantos grupos de oração, tantas pessoas que mudaram seu modo de vida, esta é uma alegria imensa.
Pe. Livio:
Sabes Marija, estou impressionado com o facto de que a Virgem não se atribui a si própria toda essa grande maravilha, mas atribui isso ao Senhor.
Marija:
Sim Ela sempre agradece ao Senhor, como em tantas mensagens diz: “Deus permitiu-me estar entre vós”. Como foi esta tarde que a Virgem agradeceu ao Senhor, creio eu, por cada conversão, por cada pessoa que escolheu o caminho da santidade.
Pe. Livio:
Ouça Marija, depois de tantos anos da presença da Virgem, como se fala sempre especialmente aqui na Europa das pessoas que perdem a fé, vemos que a Virgem, silenciosamente, pôs em acto uma primavera que não se vê, mas que existe verdadeiramente e faz-nos ter esperança no futuro.
Marija:
É verdade. Lembro-me de que nos primórdios das aparições, no noticiário da época comunista Jugoslava, eles disseram que uma revolução tinha começado. Hoje podemos dizer que começou uma revolução do amor de Deus pelo homem, enviando a Sua Mãe neste momento crítico de identidade cristã, identidade humana por tantas ideologias, tantas mentiras que nos estão a atirar para fazer crer que tudo é normal. É por isto que a Virgem fala de viver os Mandamentos, porque Deus fez homem e mulher e não há ideologia valha. É verdade que a natureza faz a sua parte, vemos isso em tantos jovens que experimentaram de tudo e ficaram decepcionados. A modernidade de hoje parece estar a pedir para sermos unisexo. A Virgem, por outro lado pede-nos para ser, não radicais, mas cristãos como Deus quer com os Seus mandamentos.
Pe. Livio:
A Virgem, quando ela diz “alegrai-vos”, é um convite à gratidão, também agradece àqueles que vêm a Medjugorje porque responderam a um chamamento e além disso também nos convida à alegria porque nos diz o motivo pelo qual Ela tem vindo aqui. Isto quer dizer que, através dela é Deus quem nos convida à salvação. A Virgem quer que as almas sejam salvas, que as pessoas vão para o Paraíso. Esta é a razão de sua presença.
Marija:
Sim, Deus quer a salvação da humanidade. Eu creio que a pessoa ideal que poderia ter enviado é a Virgem porque Ela sempre esteve aberta ao sim, nós vemo-la no Magnificat e em todos os momentos difíceis. Quem estava com os apóstolos quando o Pentecostes chegou? Foi Maria quem reuniu os apóstolos que estavam escondidos com medo. Nós também nestes momentos temos medo, mas a Virgem está entre nós e a chamar-nos com insistência, com muito amor, com alegria, pelo que devíamos sentir a necessidade de responder a tudo o que Ela nos diz: ir para a conversão, para a santidade, para uma vida nova.
Pe. Livio:
Marija, o que dirias a todas as pessoas que começaram com fervor e depois quem sabe talvez por mais curiosidade do que conversão se cansaram. O que você diria a essas pessoas para que redescubram na sua mente esta graça que é a presença de Maria?
Marija:
Veja, eu sempre digo: Reze, reze, reze, como diz a Virgem. Se houver oração sente-se Deus. O Senhor espera que abramos o coração. Muitas vezes as dificuldades da vida, as doenças, tantas preocupações diárias, servem para nos aproximar de Deus. Mas isso não significa que só em tempos de dificuldade nos aproximemos de Deus para pedir ajuda. Nossa Senhora diz: “Rezai, rezai, rezai, até que a oração se torne alegria para vós. Eu gostaria que todos fizessem essa experiência de oração. Seguramente aqui em Medjugorje se sente esta presença, na adoração que foi feita na noite passada, como também será na de hoje no altar do lado de fora, onde as pessoas cantam, rezam, adoram o Santíssimo. A Virgem fez-nos compreender que é através dela, enamorando-nos por ela, que nos leva a Jesus. Ela diz: “O centro da vossa vida deve ser Jesus”. Chama-nos à adoração, chama-nos ao amor ao Santíssimo Sacramento do Altar. Isto é o que estamos a viver aqui em Medjugorje: A Eucaristia, a Santa Missa onde são ouvidas muitas línguas, onde todas as nações se sentem apenas uma só coisa. Esta é a beleza da nossa fé, a beleza de poder compartilhar e ajudar-nos uns aos outros a continuar neste caminho de conversão ao qual a Virgem nos chama.
Pe. Livio:
Eu li no site da paróquia que Nossa Senhora deu a Ivanka, pelo dia 25 de Junho ou seja uma vez por ano, a mensagem: “Orai, orai, orai”. Posso dizer, Marija, que se se ora, não se perde a fé? Se não se ora perde-se a fé, mas com a oração nunca se perderá.
Marija:
Sim, quem reza, quem se decide peça oração, experimenta um aumento da fé, a fé cresce. Eu sempre digo que as pessoas que vêm a Medjugorje encontram a alegria da oração. Depois de passar horas e horas a orar, a oração converte-se em alegria.
Pe. Livio:
Marija, esta manhã na Radio Maria, passamos uma gravação que eu fiz em 1989 sobre o encontro com o vosso grupo no alto da colina à noite. Além disso, eras tu quem guiava o grupo porque o Ivan não estava e lembrei-me de quantas horas de oração vocês faziam naqueles tempos! Tinha-se a Missa, a Aparição, o Rosário e subia-se as colinas descalço, creio que a Virgem fez-vos viver uma experiência de oração incrível durante todo o tempo da vossa juventude!
Marija:
É verdade, mas agora também, padre Livio, pode ter certeza que enquanto todos vós dormiam, nós rezavamos logo de manhã cedo, durante o dia … aqui em Medjugorje reza-se com facilidade.
Pe. Livio:
Então vocês fizeram uma novena indo muito cedo para a colina?
Marija:
Sim, mas também limpamos a colina, preparamos as flores junto à imagem da Virgem, temos rezado o rosário pelas intenções da Virgem porque Ela diz que quando rezamos ela pode interceder por nós. Portanto incluímos todas as pessoas que estão nos nossos corações, como também a todos os ouvintes da Rádio Maria, todas as pessoas que estiveram em Medjugorje, também os sacerdotes … Não podeis imaginar a ladainha que fizemos ! Porque quisemos colocar todos sob o manto da Virgem.
Pe. Livio:
Uma última pergunta, Marija, porque foi hoje um dia muito ocupado?
Marija:
E ainda não acabou!
Pe. Livio:
Eu entendo que você estará muito cansada. Eu queria dizer-te que o Santo Padre nos deu o presente, de que seu delegado que era provisório, Monsenhor Hoser, seja agora seu representante por tempo indefinido aqui em Medjugorje. Como haveis recebido essa decisão do Santo Padre?
Marija:
Com grande alegria, com um forte aplauso, porque já falta pouco para que venha e se estabeleça em Medjugorje. Assim começaremos uma nova vida com um homem que o Santo Padre nos enviou, será o nosso arcebispo e para nós será uma honra tê-lo aqui.
Padre Livio:
Ter um arcebispo aqui que representa o Santo Padre, é um grande presente da Virgem.
Marija:
Sim nós vemos assim. Um presente que o Senhor nos deu através do Papa Francisco.
Pe. Livio:
Bem Marija, agradeço de todo o coração por todas estas reflexões que nos fazes a cada 25 do mês e peço-te que confie todos os nossos ouvintes diante da Virgem.
Marija:
Com todo meu coração. Um beijo muito grande para todos e unidos na oração com a confiança de que Deus nos oiça e que as nossas orações cheguem a Jesus pelas mãos de Maria Santíssima.
Traduzido para o Português a partir do site da Fundação Centro Medjugorje