Desde que as aparições começaram em 1981, a Virgem Maria comunicou a três dos videntes os dez segredos de Medjugorje que serão revelados ao mundo na altura própria.

A nossa Mãe aparece todos os dias por ter uma missão muito especial:

procurar a paz no mundo, promover as conversões e salvar a humanidade.

Por esta razão desde que começaram as aparições da Virgem Maria na aldeia de Medjugorje, apresentando-se ao mundo como a Rainha da Paz, confiou uma série de segredos aos videntes que serão em altura própria revelados ao mundo por meio de um dos franciscanos da Paróquia de Santiago Apóstolo, o Pe. Petar Ljubicic escolhido por Mirjana Dragicevic para esta missão.

No entanto, os franciscanos não gostam de falar dos segredos porque afinal, como Pe. Slavko costumava dizer: “segredos são segredos”.

Nossa Senhora disse aos videntes:

“Não penseis nos segredos. Rezai!”

Quais são os dez segredos de Medjugorje?

1º e 2º SEGREDOS

São dois avisos para a humanidade, especialmente para os habitantes de Medjugorje que serão os principais receptores dos acontecimentos futuros contidos nestes dois primeiros segredos. Como consequência, mais pessoas irão a Medjugorje e serão de grande importância para o reconhecimento oficial da Igreja. (Declarações do Pe. Petar Ljubicic, sacerdote escolhido por Mirjana para anunciar os dez segredos de Medjugorje).

3º SEGREDO

– Será um sinal visível no monte Podbrdo, o local da primeira aparição. Será um sinal físico que pode ser visto e tocado, será indestrutível e durará para sempre. Será um sinal de conversão para todos.

4º, 5º e 6º SEGREDOS

– Não se sabe nada sobre o seu conteúdo.

7º e 8º SEGREDOS

– Sabe-se que o primeiro foi reduzido porque muitas pessoas rezaram e jejuaram.

“Com a oração e o jejum podeis conseguir tudo”

“Com a oração e o jejum podem-se parar guerras …” (21/07/1982)

“Eu orei. O castigo foi atenuado. Orações contínuas e jejum reduzem os castigos de Deus” (6/11/1982).

9º e 10º SEGREDOS

– Referem-se a toda a humanidade. São “castigos” pelos pecados dos homens. Se a humanidade toda se convertesse poderiam ser reduzidos

“… mas não é possível evitar completamente o castigo. Ide pelo mundo e contai quantos glorificam a Deus e quantos O ofendem. Deus não pode tolerar mais isto.” (6/11/1982).

“O que eu te disse ao longo destes anos sobre os SEGREDOS, não fales com ninguém acerca deles.” (5/7/1985, Mensagem a Ivanka por ocasião da sua última aparição diária)

A mensagem profética da Virgem Maria em Medjugorje

Quanto à mensagem profética de Maria em Medjugorje, depois destes anos de aparições diárias podemos dividi-la em três fases importantes:

1ª fase

Vai desde a primeira aparição em 24 Junho 1981 até o dia antes da realização do primeiro “segredo”. Este segredo será avisado ao mundo por um sacerdote três dias antes da sua realização, assim aqueles que seguem de perto o evento poderão interceder com orações e jejuns pela conversão dos homens. A realização do segredo previamente anunciado, vai servir como uma confirmação da autenticidade da mensagem de Medjugorje.

2ª fase

É o período da realização dos “dez segredos”, ou seja, dos dez acontecimentos que devem ocorrer no mundo dos quais os videntes serão testemunhas. De acordo com os videntes o sétimo “segredo” é um castigo para os pecados do mundo, pelas orações e jejuns que foram feitos foi reduzido mas não cancelado. O terceiro “segredo” refere-se a um sinal visível e permanente que a Virgem vai deixar no final das aparições diárias sobre o monte Podbrdo em Medjugorje. Deste modo os dois primeiros “segredos” são um aviso, são uma preparação para o grande sinal visível e um convite à conversão e à paz.

3 ªfase

A terceira fase, após a conclusão dos dez segredos, vai transformar o mundo para uma nova primavera de vida cristã.

  • Os primeiros três segredos foram recebidos pelos videntes em conjunto.
  • Os videntes nunca falam entre si sobre os segredos.
  • As mensagens da Virgem convidam-nos continuamente a orar e contribuem para a realização da sua vontade revelada através dos segredos de Fátima:

    “Convido-vos a orar e jejuar ainda com mais firmeza … que com a vossa ajuda, tudo que eu queria que se realizasse pelos segredos que começaram em Fátima possa ser cumprido.” (25/08/1991).

 

São conhecedores de apenas nove segredos: Marija, Ivan e Vicka, continuam a ver a Virgem Maria todos os dias.

São conhecedores dos dez segredos: Ivanka, Jakov e Mirjana.

Quando um vidente recebe os dez segredos deixa de ter aparições diárias, excepto Mirjana Dragicevic que recebe uma aparição ao dia dois de cada mês para rezar especialmente pelos ateus, a quem a Virgem se refere como “aqueles que não conhecem o amor de Deus ” e excepcionalmente a 18 de Março que coincide com a data do aniversário da vidente.

Mirjana foi escolhida pela Virgem para divulgar os dez segredos ao mundo que por sua vez os comunicará ao padre Petar Ljubicic 10 dias antes da sua realização. Após a comunicação ambos jejuarão e rezarão durante 7 dias e três dias antes do seu cumprimento o Pe. Petar anunciará ao mundo o segredo.

Os sinais de Medjugorje

“Não devemos esperar para nos convertermos, se esperarmos por um sinal pode ser tarde demais” – Pe. Petar Ljubicic.

Sabendo que o mundo precisa de “sinais” para acreditar, o Céu manifesta-se em Medjugorje através de sinais visíveis para que muitos dos que vêm em peregrinação a Medjugorje creiam: o perfume de rosas, fenómenos relacionados com o sol e especialmente nos primeiros dias o brilho enigmático ao redor da cruz do Monte Krizevac.

O Padre Jozo Zovko, pároco de Medjugorje no momento das aparições, dizia: “Diante destes sinais extraordinários só podemos dizer que não eram necessários porque na Igreja temos tudo. Temos a Palavra e a Eucaristia”, mas também reconheceu que especialmente nos primeiros tempos das aparições todos estes sinais ajudaram as pessoas a dispor-se a aceitar as mensagens da Virgem.

No entanto, às vezes é só com a manifestação dos sinais que “caem as escamas dos olhos e dão passagem à graça da fé, à oração, à esperança e à experiência do maior amor […] Humildade é não desprezar os sinais, sabedoria é deixar o coração arder no caminho quando encontra testemunhos da obra de Deus”.

Fiquemos com as palavras da Virgem Maria que nos lembra:

“Não perdais tempo a pedir sinais ao Pai Celestial porque ele já deu o maior sinal: O meu Filho” (Mensagem Anual de 18 de Março de 2015 a Mirjana)

E recorda-nos que o maior sinal do amor de Deus somos nós mesmos:

“rezem, rezem, rezem e trabalhem na vossa conversão pessoal para que sejais sinais do amor de Deus para os outros”. (25/08/2009)

As citações para o artigo os dez segredos de Medjugorje correspondem ao livro do Pe. Jozo Zovko, ofm. “Eis a tua Mãe”, editado por Fundación Maria Mensajera de Zaragoza, traduzido e adaptado por Maria Victoria Triviño, osc