Faz parte do conteúdo da mensagem de Medjugorje o chamamento da Virgem Maria a uma profunda conversão através das suas mensagens que representam uma autêntica “Escola de Amor”.

As mensagens da Virgem de Medjugorje curtas e simples são convites contínuos a:

  1. Oração;
  2. Eucaristia;
  3. Confissão frequente (pelo menos uma vez por mês);
  4. Leitura da Sagrada Escritura;
  5. Jejum.

O que Pe. Jozo denominou como sendo as cinco pedras que permitem a Davi vencer Golias, é apenas a porta de iniciação da pedagogia materna para a nossa vida cristã tal como disposto pelo magistério da igreja.

As cinco pedras ou o conteúdo da mensagem de Medjugorje

Conteúdo da mensagem de Medjugorje
Tal como em Davi e Golias também o conteúdo da mensagem de Medjugorje apela às 5 pedras para vencer Golias.

Maria ensinou-nos muitas coisas! Seria impossível descrevê-las todas de uma só vez. Mas podemos fazer um resumo do conteúdo da mensagem de Medjugorje em cinco ensinamentos muito importantes. Por em prática estes cinco ensinamentos, há-de segundo Maria pressupor uma grande transformação que aproxima a alma de Deus e que enche o coração de amor, paz e alegria.

1 – Oração

“Meus filhos, rezem, rezem, rezem, lembrem-se de que o mais importante nas nossas vidas é a oração.” (28 de Novembro de 1983).

“A oração é uma conversa com Deus. Orar significa ouvir a Deus … A oração leva-nos a conhecer a felicidade.” (20 de Abril de 1984).

“Queridos filhos, hoje quero chamar-vos a rezar, rezar e rezar. Através da oração chegareis a conhecer a maior alegria e a maneira de superar situações que parecem não ter saída .. Obrigado por terem começado a orar, cada um de vós é querido no meu coração e agradeço a todos os que reavivaram a oração nas suas famílias, obrigado por terem respondido ao meu chamamento! ” (28 de Março de 1985).

Além de unir a alma a Deus, a oração expulsa Satanás:

“… Eu tenho dito muitas vezes a vós: orai, orai, porque somente através da oração você podeis expulsar Satanás e todo o mal que vem com ele. Prometo-vos meus filhos, que orarei por vós, mas procuro de vós orações mais vigorosas  e quero que difundais a paz e o amor que tenho pedido em Medjugorje há quase dez anos. Ajudem-me e eu orarei ao meu filho por vós.” (18 de Março de 1991).

Não são necessários comentários, Maria diz-nos directamente o que fazer.

2 – Eucaristia

“Queridos filhos, desejo chamá-los a viver a Santa Missa. Muitos de vós experimentaram a beleza da Missa, mas alguns vêm com relutância, eu escolhi-vos meus queridos filhos, e Jesus está-vos a dar as Suas graças na Santa Missa. Portanto vivam conscientemente a Santa Missa, procurai que a Santa Missa seja assistida com gosto. Venham com amor e façam vossa a Santa Missa. Obrigado por responderem ao meu chamamento! ” (3 de abril de 1986). “…… Deixem que a Santa Missa seja a vossa vida….. “. (25 de Abril de 1988)

Maria ensina-nos em Medjugorje que a Eucaristia tem de ser o centro da nossa vida.

“Desejo que experimenteis a Deus dentro de vós na Santa Missa.” (16 de maio de 1985).

“….. Se o centro da vossa vida for receber o meu Filho, então não tenhais medo, vós podeis fazer tudo……” (2 de Junho de 2012).

Juntamente com a missa, Maria leva-nos à adoração eucarística:

“Esta tarde, queridos filhos, estou agradecida a vós de uma maneira especial por estarem aqui. Adorai continuamente o Santíssimo Sacramento, estou sempre presente quando os fiéis estão em adoração, graças especiais são concedidas, obrigado por responderem ao meu chamamento! ” (15 de Março de 1984).

3 – Confissão mensal

Através da Confissão o Senhor perdoa todos os pecados e o coração é libertado das amarras que o impedem de estar unido a Deus e aos outros, o que impede a felicidade:

“Queridos filhos, convido-vos a abrir a porta do vosso coração a Jesus tal como a flor abre-se para o sol, Jesus deseja encher os vossos corações de paz e de gozo. Vós meus filhos, não podeis tornar a paz em realidade se não estiverdes em paz com Jesus. Por isso convido-vos a que se confessem para que Jesus seja a vossa verdade e a vossa paz. Portanto meus filhos rezem para que possam ter força e tornar realidade o que vos digo. Estou convosco e amo-vos. Obrigada por responderem ao meu chamamento! ” (25 de Janeiro de 1995).

E diz-nos quantas vezes nos devemos confessar:

“… A confissão mensal será um remédio para a Igreja do Ocidente. Secções inteiras da Igreja podiam ser curadas se os crentes se confessassem uma vez por mês.” (Dezembro de 1983).

“Queridos filhos! A minha oração hoje é para todos vós que procuram a graça da conversão. Bateis à porta do meu coração mas sem esperança ou sem oração, em pecado e sem o sacramento da reconciliação com Deus. Abandonai o pecado e decidam-se meus filhos pela santidade. Só assim posso ajudar-vos, ouvir as vossas preces e interceder diante do Altíssimo. Obrigada por responderam ao meu chamamento! ” (25 de Maio de 2011).

Muitas pessoas em Medjugorje experimentaram através da Confissão uma renovação interior e uma mudança profunda que enche a pessoa de paz e de alegria.

4 – Sagrada Escritura

Maria ensina-nos em Medjugorje a grande importância da Sagrada Escritura. Diz-nos que devemos lê-la todos os dias, em família e para a colocar em lugar visível nas nossas casas.

“Queridos filhos, hoje peço-vos que leiam a Bíblia nas vossas casas todos os dias e que a deixeis sempre em lugar visível para que sejais encorajados a ler e a orar. Obrigada por responderem ao meu chamamento!” (18 de Outubro de 1984).

“Queridos filhos! Hoje eu também os convido a serem os portadores do Evangelho em suas famílias. Filhos meus, não esqueçam de ler a Sagrada Escritura. Coloque-o em um lugar visível e testemunhe com sua vida que você acredita e vive a Palavra de Deus. Eu estou perto de você com meu amor e intercedo com meu filho por cada um de vocês. Obrigado por ter atendido minha ligação! ” (25 de Janeiro de 2006).

A Bíblia não é apenas um livro qualquer, é a Palavra de Deus, Portanto se lermos a Bíblia Deus falará ao coração através dela.

5 – Jejum

Jesus diz-nos no Evangelho: “Esta espécie só pode sair com oração e jejum” (Mc 9,29).

Juntamente com a oração Maria em Medjugorje convida ao jejum. Os ensinamentos do conteúdo da mensagem de Medjugorje de Maria em Medjugorje são profundamente bíblicos, não inventou uma nova Revelação, mas ajuda-nos a viver o Evangelho, o mesmo que Jesus ensinou há dois mil anos, lembrando-nos, explicando-nos, ajudando-nos a entendê-lo melhor e colocá-lo em prática.

“Queridos filhos neste tempo santo cheio das graças de Deus e do Seu amor que me envia a vós, imploro-vos para que não tenhais um coração de pedra, que o jejum e a oração sejam as vossas armas para se aproximarem e conhecer a Jesus meu filho. Sigui-me e ao meu exemplo luminoso e eu os ajudarei. Estou convosco, obrigada.” (2 de Janeiro de 2007).

A visionária Mirjana explica a aparição que teve naquele dia: “A expressão no rosto de Nossa Senhora durante o tempo todo foi de dor e tristeza. Contou-me coisas que eu não posso dizer. Abençoou-nos a nós e aos artigos religiosos. A expressão do Seu rosto era especialmente séria quando ele enfatizava “a bênção sacerdotal” e quando pedia oração e jejum para os sacerdotes “. Pediu-nos que fizéssemos jejum a pão e água às quartas e às sextas-feiras.

Esta prática era muito comum na Igreja primitiva, hoje estamos esquecidos do jejum. Através do jejum Deus eleva os nossos corações tornando a oração mais fácil e nós e ainda intercedemos com este sacrifício a favor dos outros.

O jejum tem grande poder para mudar e transformar as coisas. Maria ensinou-nos algo surpreendente:

“Como tenho dito, repito outra vez meus filhos, só pela oração e pelo jejum as guerras ainda podem ser interrompidas.” (25 de Fevereiro de 2003).

“Queridos filhos hoje convido-vos a rezar pela paz. Neste tempo a paz está ameaçada de um modo especial. Peço-lhe que renoveis o jejum e a oração nas vossas famílias. Queridos filhos, quero que compreendais a seriedade da situação e que muito do que acontecerá depende das vossas orações. Vós rezais pouco. Queridos filhos, estou convosco e convido-vos a começar a rezar e a jejuar com seriedade, como no início da minha vinda. Obrigada por ter respondido ao meu chamamento.” (25 de Julho de 1991).

A quem são dirigidas as mensagens da Virgem?

O conteúdo da mensagem de Medjugorje através das mensagens da Virgem são dirigidas a toda a humanidade e podem ter duas leituras diferentes:

Uma para a igreja e os cristãos, com o fim de potenciar o próprio processo de conversão. Outra para os não crentes, a quem Maria se refere como “aqueles que não conhecem o amor de Deus” para propiciar a alegria do encontro com Jesus.

A que se apresentou ao mundo como Rainha da Paz, diz-nos a todos:

“Se soubésseis o quanto vos amo, choraríeis de alegria”

A mensagem de Medjugorje pode ser lida de duas maneiras diferentes que eventualmente se unem  numa:

O primeiro aspecto é dentro de portas, isto é, para os próprios católicos

O conteúdo da mensagem de Medjugorje neste caso é uma poderosa chamada à conversão do próprio Cristão baptizado que em alguma altura da sua vida deixou para trás uma série de normas básicas: leitura diária da Bíblia, a oração diária em família ou comunidade, confissão frequente, jejum e atribuir à Eucaristia uma importância central da presença viva e verdadeira do Filho de Deus entre os homens.

O conteúdo da mensagem de Medjugorje é uma chamada para os católicos e instiga a ler as mensagens e a ver a Paróquia de Santiago Apóstolo a abarrotar de gente por oposição com tantas outras paróquias vazias, seminários e conventos fechados especialmente na velha Europa.

Esta Paróquia de aldeia localizada num país muçulmano que está sempre repleta de uma programação diária de oração e adoração eucarística, torna esta paróquia simples na mais activa do planeta.

A Virgem Maria parece pretender que os peregrinos transfiram para as suas comunidades e paróquias de origem, a importância do que viram e aprenderam em Medjugorje: a primazia da oração e da adoração eucarística, da leitura da palavra da confissão e do jejum. Tudo isto pode ser explicado como uma chamada para obter paz, não entendida como entidade social tangível, mas sim como a paz interior de cada pessoa, fonte de toda a paz que se transmite de coração em coração e que não é obtida por meios humanos, mas só por Deus, através dos canais de comunicação com Ele: oração, palavra e sacramentos, no seio da Igreja Católica onde esses meios e dons foram depositados por Cristo e seus Apóstolos.

Fora-de-portas, para os não-católicos

O conteúdo da mensagem de Medjugorje tem como objectivo atrair a atenção, obter o benefício da dúvida por pelo menos um minuto de reflexão sobre como as coisas vão no mundo e na vida pessoal de cada um. Dar oportunidade a Deus, esse Deus de Amor que se fez presente na pessoa de Jesus Cristo, para ser real hoje nos nossos dias e nas nossas vidas, para preencher no meio das dores e cruzes, um coração humano que deseja estar pleno já nesta vida. Entre ambos lados há uma ponte, uma responsabilidade muito grande dos primeiros para os segundos, já que a Virgem Maria em Medjugorje pede oração e jejum “por aqueles que ainda não conhecem o amor do meu Filho.”